quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Brainstorming para sondagem de conhecimento
Alguns conteúdos da disciplina de história despertam muito interesse nos alunos. Todo ano os alunos me perguntam: "é esse ano que vamos estudar a 1ª Guerra Mundial?". Ou, "este ano vamos aprender sobre o Egito?". Isso é ótimo, porque contamos com a curiosidade ao nosso lado para desenvolvermos a matéria. Mas é importante verificarmos o quanto ou o que nossa classe sabe a respeito para direcionarmos nossos enfoques principais.
No último ano pedi que os alunos pensassem em tudo o que soubessem acerca da 2ª Guerra Mundial e colocassem no papel. Eles poderiam escrever ou desenhar criativamente. É uma adaptação da dinâmica do "brainstorming", "assalto cerebral" ou "tempestade de ideias". Mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Vou utilizá-la em outros conteúdos, porque percebi o envolvimento dos alunos seguido de uma chuva de dúvidas sobre o que eles sabiam. Abaixo, posto alguns resultados da sociedade. No final, os grupos socializaram as produções.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário