Quando era bolsista em um museu e agora, nestes últimos dois anos, em que coordenei um projeto de história com alunos da minha escola e nos propomos a escrever sobre a história dela, precisei organizar alguns destes arquivos.
Documentos, fotos, recortes de jornais, mídias e objetos contam a história de pessoas e instituições. Por nenhum deles nascer histórico, é nossa pesquisa que os define como histórico. Depois disso, precisamos acomodá-los de modo que não se danifiquem e armazenem informações suficientes sobre o mesmo. Quero dar aqui algumas dicas que coletei e são importantes em minha trajetória profissional.
Política de Acervo
Se trabalhas em um museu ou queres organizar algum pequeno acervo, crie um método e registre-o em forma de manual. Esse documento é conhecido como política de acervo e ele, por mais simples que seja, é o texto que fica para os próximos responsáveis pelo acervo. Um texto explicativo, contendo a ideia geral da organização, detalhando os registros, serve para o sistema funcionar mesmo quando não for você que estiver a frente disso.
Crie listas onomásticas, isso facilita o acesso as informações. Vocabulário controlado é importantíssimo neste processo.
Hemeroteca
Organizar aqueles recortes de jornais e revistas é uma tarefa árdua pois além de ser um material sensível, exige que certos materiais sejam adquiridos para garantir a durabilidade e adequado armazenamento.
Costumo colar em papel Filifold (acesse aqui para conhecer a linha). Essa linha de papéis foi desenvolvida com o objetivo de conservação de documentos. A cola utilizada é a metil celulose.
O ideal é numerar a série de recortes e organizá-los em pastas com plástico.
Materiais Textuais
Organize-os em pastas de plástico. Nunca utilize clipes. Se realmente precisar, utilize clipes de plástico para evitar ferrugem.
Fotografias
Utilize papel Filifold com cantoneiras especiais para fotografias. Nunca escreva atrás de fotos e muito menos cole-as ou utilize quaisquer tipo de fitas. Mesmo a fita crepe deixa resquícios de cola na fotografia.
Objetos
Enrole-os em papel bolha. Medalhas e materiais sensíveis envolva-os no feltro. Numere-os. Escreva a numeração em uma etiqueta perfurada e amarre na peça envolta de papel bolha. Guarde a peça em caixas plásticas.
Temperatura Ambiente
O ideal é que a temperatura do local de armazenamento esteja entre 22 a 24 graus. Um aparelho desumudificador é interessante para garantir a durabilidade destes documentos, ainda mais se a região de localização do acervo for úmida.
Limpeza
Limpar documentos e objetos exige muito cuidado. Uma dica simples é utilizar pincéis, trinchas para remover o pó.
Bibliografia Especializada
Deixarei aqui indicação de autores e materiais disponíveis na internet sobre organização de acervos.
Autores:
Heloisa Liberalli Bellotto
Theodore Roosevelt Schelenberg
Marilene Leite Paes
História Oral
Acredito ser este o maior problema. As mídias de áudio e vídeo migraram de formato rapidamente nas últimas décadas. Sugiro que as mídias sejam digitalizadas e armazenadas no YouTube em um canal público ou privado.
Há um tempo atrás a Biblioteca Nacional oferecia materiais sobre conservação preventiva em bibliotecas e arquivos através de solicitação pelo e-mail biblioteca@arquivonacional.gov.br.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário